segunda-feira, outubro 15, 2007

90 anos após as aparições de Fátima


Ao fechar o ciclo das comemorações dos 90 anos das aparições de Fátima, achamos por bem encimar este post com a Cruz Alta, imagem simbólica que se manteve no Santuário da Cova da Iria durante algumas décadas e que era também ponto de encontro de muitos peregrinos de Fátima. Era lugar emblemático para quem chegava, dali rumavam a caminho da Capelinha das Aparições e da Basílica para fazer as suas orações e/ou cumprir as promessas feitas à Virgem. Hoje, aquele espaço tem um embelezamento diferente e porventura com um aproveitamento mais adequado aos tempos que correm. A nova igreja da Santíssima Trindade, uma construção de linhas modernas e funcionais que foi sagrada pelo legado do Papa, Cardeal Tarcisio Bertone em 13 de Outubro passado.
Vamos recordar sucintamente um pouco da história de Fátima. 13 de Maio de 1917: Nossa Senhora aparece envolvida num manto de luz sobre a copa de uma carrasqueira - azinheira de pequeno porte - a três crianças: Lúcia, Francisco e Jacinta.
Três pastorinhos que guardavam os rebanhos no lugar de Cova da Iria, local onde a Senhora se manifestou e ás quais transmitiu uma mensagem que poderemos resumir em duas palavras: penitência e oração. Francisco Marto faleceu em 04 de Abril de 1919 e Jacinta Marto em 20 de Fevereiro de 1920, ambos cumpriram heròicamente a sua missão e foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 13 de Maio de 2000 no Santuário de Fátima, onde os seus restos mortais se encontram sepultados. Lúcia ainda viveu até 13 de Fevereiro de 2005. Faleceu em Coimbra e foi trasladada para a Basílica de Fátima em 19 de Fevereiro de 2005, encontrando-se tumulada ao lado de sua prima, Beata Jacinta Marto. Lúcia, foi a vidente escolhida por Nossa Senhora para viver e transmitir integralmente a sua mensagem. Ingressou com 14 anos - 4 anos após as aparições - num colégio do Porto que era dirigido pelas religiosas de Santa Doroteia. Mais tarde, em 1928, foi para Tuy onde fez a profissão de fé religiosa, tendo recebido os votos perpétuos seis anos depois. No ano de 1948 entrou para o Carmelo de Santa Tereza, em Coimbra, onde veio a falecer aos 97 anos. Uma vida inteiramente dedicada à contemplação mística e difusão da mensagem que Nossa Senhora lhe confiou para transmitir ao Mundo.
Em 13 de Outubro de 2007 findaram em Fátima as comemorações das aparições de Nossa Senhora. Sua Santidade, o Papa Bento XVI, nomeou seu legado ás cerimónias comemorativas o Cardeal Tarciso Bertone. O Santuário de Fátima organizou um vasto programa com incidência formativa, informativa e cultural desde o ano transacto, culminando com a organização do Congresso Internacional "Fátima para o Século XXI" de 9 a 12 deste mês. A benção da Igreja da Santíssima Trindade foi um dos pontos altos das comemorações desta peregrinação de Outubro.
90 anos após as aparições de Fátima, a mensagem da Senhora continua a ser um desafio para os portugueses e para o Mundo, assim cada um de nós a compreenda e ponha em prática.

2 comentários:

cõllybry disse...

Olá, respeito muito quem vai e tem fe na realização do milagre, mas quando lá estive há uns anos, não gostei nada do que vi, e foi em Setembro, Nossa Senhora não quer a dor fisica,ter fé sim, mas pode te-la em sua casa,e se me permite pergunto, que senpre achei estranho a promessa, é troca de...
primeiro o milagre depois a paga...

Mas gostei de este bom artigo...

Doce meu beijo

lena disse...

Olá amigo...

(¸.•“´(¸.•“´ `“•.¸)`“ •.¸)

Que tu tenhas Hoje,
e a cada Dia
A Força dos céus,
A Luz do Sol,
O Brilho da Lua,
O Resplendor do Fogo,
A Presteza dos Ventos,
A Profundidade do Mar,
A Estabilidade da Terra,
A Firmeza da Rocha
E o AMOR DE DEUS.
Com Carinho....LENA...

(¸.•“´(¸.•“´ `“•.¸)`“ •.¸)

Beijos com carinho e amizade