sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Fátima Cidade e Santuário


Fátima foi fundada como freguesia em 1568, mas para a história do séc. XX, só passou a ser conhecida após o ano de 1917, época em que se verificou um fenómeno na Cova da Iria que viria a tranformar este pequeno lugar numa das cidades mais conhecidas do Mundo. A freguesia de Fátima tem uma área de 71,29 km2 e pouco mais de 10.000 habitantes. Foi elevada a Vila em 19 de Setembro de 1977 e posteriormente a Cidade em 12 de Julho de 1997. Em Junho de 2003 e após cerca de 10 anos de luta, foi-lhe outorgado a autonomia administrativa passando a concelho em Lei aprovada por unanimidade na Assembleia da República, tendo como justificativo a sua espefícidade. Esse dia levou até ao Parlamento mais de meio milhar de fatimenses e com a aprovação da lei na generalidade, foi a festa do povo nas imediações da Assembleia da República e mais tarde em Fátima, onde a comitiva foi recebida em festa. Foi enorme a desilusão quando, no mês seguinte, a Lei foi vetada pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio. O impacto da decisão do P.R. não foi compreendida pela população e forças locais. Uma onda de indignação subjugou uma população revoltada, mas silenciosa. A alegria da autonomia em relação ao concelho de Ourém dera lugar a uma tristeza indescritível.
Actualmente, de acordo com as estimativas conhecidas, rumam a Fátima cerca de quatro milhões e meio de visitantes anuais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Lindo este post....Fátima realmente é uma cidade encantadora.


Beijo grande

Anônimo disse...

Desconheço sinceramente os motivos que levaram o então PR a vetar essa alteração.

Mas compreendo que os fatimenses queiram a sua independência em relação a Ourém, terra de muito menor caudal turístico e contributivo.

Um abraço.

Anônimo disse...

Olá amigo...
Passei para ver novidades, adoro ler seus posts...
Como sempre gostei e gosto de passar no seu espaço,
sempre com qualidade.
Desejo um optimo domingo e bom carnaval.
Beijos com carinho