segunda-feira, julho 10, 2006

A Selecção nacional cumpriu e honrou o País


Foto do jornal " O Jogo"

A imagem foi obtida no final do Inglaterra x Portugal, jogo dos quartos-de-final que terminou empatado a 0-0, mas que Portugal venceu na marcação de grandes penalidades por 3-1, passando assim às meias-finais. Neste jogo há um destaque especial: a excelente prestação de Ricardo ao defender 3 grandes penalidades, o que ficará na história, pois dessa forma muito contribuiu para a passagem de Portugal à fase seguinte com a França. A foto é significativa pela festa da selecção com o público apoiante. Foi bonito, pois a assistência - especialmente os portugueses - sempre apoiaram incondicionalmente a selecção das quinas.

************************************************

Tomando como referência a constituição da selecção nacional para o Euro 2004 e que obteve uma classificação muito meritória, Luiz Felipe Scolari utilizou os mesmos critérios para este Mundial de 2006. A escolha dos jogadores foi uma aposta ganha, assim como a união do grupo de forma ainda mais acentuada. Estes dois factores mais o apoio de todo um País que gosta de futebol, constituiram a base para o êxito obtido. Parabéns a toda a equipa que cumpriu e soube representar Portugal. A recepção à chegada ao aeroporto de Lisboa foi uma homenagem merecida, não apenas dos que estavam presentes, mas de todos os portugueses.
Conquistar um 4º lugar em Campeonato Mundial, honra qualquer País. Recorde-se que ficaram para trás selecções com valor idêntico ou superior à nossa, por exemplo: o Brasil e outros. Obter "apenas" esta classificação - e não outra superior - dispensava qualquer desculpa e aí, Carlos Godinho, director desportivo da Selecção Nacional esteve mal ao utilizar como exemplo o facto da mulher de Beckham estar na tribuna de honra e as mulheres dos nossos jogadores não estarem. Já concordamos com o que disse depois de que "temos muito pouca força na estrutura do futebol internacional", isso sim, é verdade. Acrescentou ainda "que Portugal é um País muito pequeno, que ainda não cimentou a sua posição internacional", infelizmente também corresponde.
Mas talvez seja oportuno lembrar a Carlos Godinho - e até a outros dirigentes - as palavras proferidas pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, em Évora (03.02.06) na assinatura do protocolo entre o Instituto do Desporto de Portugal (IDP) e a Junta da Extremadura espanhola. "É muito feio, para nós portugueses, ocuparmos o último lugar nos hábitos de prática desportiva entre os 25 países da UE, e envergonha o máximo responsável do Desporto em Portugal, mas tenho de o dizer. Portugal, considerou Laurentino Dias, tem, de vez em quando, algumas alegrias e êxitos em competições internacionais", mas deve apostar no fomento dos hábitos desportivos entre a população, "sobretudo nas camadas mais jovens. Às vezes somos campeões da Europa nesta ou naquela modalidade e é bom que isso aconteça e vamos sempre procurar capacitar os nossos desportistas, mas nenhum país pode, ao mesmo tempo, querer formar campeões sem fazer um enorme esforço para seduzir e estimular mais população para a prática desportiva". Findou declarando que o actual Governo é para essa área que "dirige muito do esforço actual e vai continuar nos próximos anos". A ver vamos, como dizia o cego. Aguardamos os próximos passos da Lei de Bases do Desporto, para depois avaliarmos o cumprimento ou incumprimento destes objectivos. Mas, promessas à parte, será que os argumentos apresentados pelo secretário de Estado serão mais plausíveis que as desculpas utilizadas pelo director desportivo da Selecção Nacional?

4 comentários:

PDivulg disse...

Infelizmente o nosso Pais tem tido bons atletas que tantas vezes passam despercebidos, porque apenas o futebol é visto como desporto, os outros passando à margem, o que é uma pena...

Anônimo disse...

Olá meu amigo!
Foi um grande prazer em te receber no meu blog. Agradeço pelo carinho das palavras e de sua amável visita. Gostei muito do seu blog, voltarei mais vezes. Eu não conheço o seu outro blog, mas irei conhecer também.
A seleção de Portugal jogou muito bem , e com muita garra, eu torci que ela chegassem até na final.
ótima semana pra vc!
Fique com Deus.

Anônimo disse...

Obrigada pela visita e por teu gentil comentário. Voltarei á sombra da tua árvore...

Anônimo disse...

Ola... Vim agradecer os elogios feitos ao nosso trabalho!
É muito bom saber que voces apreciam!

Quanto ao campeonato, Portugal está de parabens!

Bjkas